Patrão Local
De acordo com Portaria nº 288/2000 de 25 de Maio, do curso de Patrão Local deve ser composto por:
- trinta horas teóricas;
- dez horas práticas.
Parte teórica:
- Recapitulação das matérias do curso de Marinheiro;
- Legislação aplicável;
- Forma e dimensões da Terra. Esfera terrestre. Linhas e pontos da esfera terrestre. Meridiano de Greenwich. Equador. Medidas de arco. Latitude e longitude. Noção de milha. Pontos cardeais. A direcção no mar. Proa e rumo. Abatimento. Noção de nó. Mediação de distâncias e velocidades;
- Generalidades sobre cartas de navegação marítima. Carta de mercador. Mediação de distâncias. Escalas das cartas. Classificação das cartas. Derrotas. Derrota loxodrómica e seu traçado na carta de mercador. Linhas de posição. Enfiamento, alinhamento, azimute, distância, batimétrica;
- Odómetros. Verificação do seu funcionamento;
- Magnetismo terrestre. Declinação. Desvio. Suas causas e consequências. Agulhas de mão e de governo. Tabelas de desvio. Verificação do correcto funcionamento de uma agulha;
- Faróis e balizagem;
- Navegação estimada, costeira e em águas restritas. Efeitos das correntes. Grau de confiança na posição. Importância da navegação visual. Erros em navegação;
- Marés, correntes e ventos. Utilização da tabela de marés. Cálculo da sonda à hora;
- Generalidades sobre radar e sua utilização na navegação e para evitar abalroamentos;
- Generalidades sobre GPS. Utilização do GPS. Erros e noção de Datum. Cartas electrónicas. Sua utilização;
- Generalidades sobre sondas. Sua utilização e verificação do seu correcto funcionamento;
- Regras de navegação e manobra do regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar;
- Conhecimento das matérias constantes do programa de exame para obtenção do certificado restrito de operador radiotelefonista. Convenção GMDSS;
- Conhecimentos gerais de meteorologia. Informação meteorológica a bordo;
- Manobras de fundear, atracar e largar de um cais, de uma bóia ou de outra embarcação;
- Segurança a bordo e prevenção de acidentes. Meios e equipamentos de salvação. Abandono do navio. Noções sumárias de primeiros socorros;
- Generalidades sobre motores. Utilização e manutenção pelo utilizador. Avarias mais frequentes.
Parte prática:
- Comando e governo de uma embarcação de vela ou de motor, incluindo: a) Condução de navegação estimada, costeira e em águas restritas; b) Manobras de homem ao mar e de reboque; c) Exercícios de aplicação prática dos conhecimentos teóricos sobre navegação e segurança;
- Utilização correcta dos equipamentos de comunicações;
- Utilização correcta dos equipamentos de navegação. Verificação do rigor dos elementos fornecidos pelos equipamentos;
- Execução de trabalhos elementares de arte de marinheiro, escolhidos de entre os que têm aplicação prática actual.