Patrão Local

 

De acordo com Portaria nº 288/2000 de 25 de Maio, do curso de Patrão Local deve ser composto por:

  • trinta horas teóricas;
  • dez horas práticas.

 

 

Parte teórica:

  1. Recapitulação das matérias do curso de Marinheiro;
  2. Legislação aplicável;
  3. Forma e dimensões da Terra. Esfera terrestre. Linhas e pontos da esfera terrestre. Meridiano de Greenwich. Equador. Medidas de arco. Latitude e longitude. Noção de milha. Pontos cardeais. A direcção no mar. Proa e rumo. Abatimento. Noção de nó. Mediação de distâncias e velocidades;
  4. Generalidades sobre cartas de navegação marítima. Carta de mercador. Mediação de distâncias. Escalas das cartas. Classificação das cartas. Derrotas. Derrota loxodrómica e seu traçado na carta de mercador. Linhas de posição. Enfiamento, alinhamento, azimute, distância, batimétrica;
  5. Odómetros. Verificação do seu funcionamento;
  6. Magnetismo terrestre. Declinação. Desvio. Suas causas e consequências. Agulhas de mão e de governo. Tabelas de desvio. Verificação do correcto funcionamento de uma agulha;
  7. Faróis e balizagem;
  8. Navegação estimada, costeira e em águas restritas. Efeitos das correntes. Grau de confiança na posição. Importância da navegação visual. Erros em navegação;
  9. Marés, correntes e ventos. Utilização da tabela de marés. Cálculo da sonda à hora;
  10. Generalidades sobre radar e sua utilização na navegação e para evitar abalroamentos;
  11. Generalidades sobre GPS. Utilização do GPS. Erros e noção de Datum. Cartas electrónicas. Sua utilização;
  12. Generalidades sobre sondas. Sua utilização e verificação do seu correcto funcionamento;
  13. Regras de navegação e manobra do regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar;
  14. Conhecimento das matérias constantes do programa de exame para obtenção do certificado restrito de operador radiotelefonista. Convenção GMDSS;
  15. Conhecimentos gerais de meteorologia. Informação meteorológica a bordo;
  16. Manobras de fundear, atracar e largar de um cais, de uma bóia ou de outra embarcação;
  17. Segurança a bordo e prevenção de acidentes. Meios e equipamentos de salvação. Abandono do navio. Noções sumárias de primeiros socorros;
  18. Generalidades sobre motores. Utilização e manutenção pelo utilizador. Avarias mais frequentes.

 

Parte prática:

  1. Comando e governo de uma embarcação de vela ou de motor, incluindo: a) Condução de navegação estimada, costeira e em águas restritas; b) Manobras de homem ao mar e de reboque; c) Exercícios de aplicação prática dos conhecimentos teóricos sobre navegação e segurança;
  2. Utilização correcta dos equipamentos de comunicações;
  3. Utilização correcta dos equipamentos de navegação. Verificação do rigor dos elementos fornecidos pelos equipamentos;
  4. Execução de trabalhos elementares de arte de marinheiro, escolhidos de entre os que têm aplicação prática actual.

 

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